top of page

Biblioteca de Alexandria

Público·12 Múmias

Resenha: O Retrato de Dorian Gray (spoiler)

Quer um livro bom? Leia O Retrato de Dorian Gray, porque esse livro é basicamente: homem bonito + ego inflado + péssimas decisões.

Dorian Gray começa sendo aquele jovem lindo, "inocente", riquinho e facilmente influenciável.

Aí aparece Lord Henry, que é o amigo errado que todo mundo sabe que não presta, mas mesmo assim escuta.

O cara começa a enfiar na cabeça do Dorian umas ideias perigosíssimas sobre juventude, prazer e viver sem consequências.

Dorian, que já não era bobo, olha pra um retrato que mandou pintar e tem um surto existencial.

Ele basicamente pensa: “Por que EU envelheço e o quadro não?”

E pronto. Fez um acordo que ninguém deveria fazer.

O retrato passa a envelhecer e se deformar no lugar dele, enquanto Dorian continua lindo, jovem e intacto.

Só que aí começa o festival de atitudes questionáveis.

Dorian vive do jeito mais egoísta possível, machuca pessoas, destrói vidas e simplesmente… segue pleno.

Enquanto isso, o retrato vai ficando cada vez mais grotesco, carregando tudo o que ele faz de errado.

É literalmente a consciência dele apodrecendo em forma de arte.

O livro vai ficando cada vez mais pesado, porque você percebe que Dorian sabe que está errado ele só não se importa.

A beleza vira uma maldição, não um privilégio (parece o mundo real cof cof).

Oscar Wilde escreve de um jeito elegante, irônico e cruel, como se estivesse te julgando enquanto conta a história.

Não é um livro de terror, mas dá um desconforto psicológico enorme.

Ele fala sobre vaidade, moral, influência e o preço de fugir das consequências.

No fim, você entende que ninguém sai ileso de si mesmo.

O Retrato de Dorian Gray é aquela história chique que começa glamourosa e termina trágica.

Você fecha o livro pensando: era óbvio que isso ia dar errado, mas mesmo assim eu quis ver até onde ia.

Icônico, perturbador e absurdamente atual.

17 visualizações
Bastet
Bastet
08 de fev.

Esse era um que eu tô querendo comprar, agora ainda mais.

Múmias

bottom of page